Escolha uma Página

Manter um ambiente organizado, tanto em casa quanto no trabalho, é fundamental para melhorar nosso bem-estar e aumentar nossa produtividade. Ninguém gosta de viver em um lugar bagunçado e caótico, nem mesmo quem tem dificuldade em manter a ordem. Por esse motivo, neste post, falaremos sobre ORGANIZAÇÃO.

Existem muitas maneiras de colocar as coisas em ordem, é algo muito pessoal, mas em geral bastante simples. É preciso trabalhar duro, é verdade, mas não basta, às vezes, é preciso técnica e alguns truques simples para obter resultados satisfatórios. Muitas soluções podem não nos convencer do ponto de vista estético, porém é mais importante priorizar praticidade e funcionalidade do que concentrar-se na aparência.

É bem verdade que o design ajuda a melhorar um ambiente do ponto de vista visual e da qualidade de vida, mas não faz o menor sentido projetar um ambiente impactante e belo, se na realidade é pouco funcional e pouco prático para quem irá viver ou trabalhar nele todos os dias.

Então, vamos conversar um pouco sobre o básico necessário para organizar um ambiente de maneira simples, rápida e, acima de tudo, definitiva.

Antes de mais nada, pare por um momento, observe o ambiente e o analise com atenção e em profundidade. Não seja crítica demais com você mesma e não tenha preconceitos, apenas observe. O objetivo é encontrar uma solução para o problema da desorgganização, não um culpado. Esta, sem dúvida, é uma abordagem construtiva.

Pegue uma caneta e papel e comece a planejar bem todas as ações para colocar um pouco de ordem no lugar. Use sua imaginação. Redesenhe o ambiente, reorganize o mobiliário, tente entender o que precisa de conserto e faça suas anotações.

Feito isso, prepare uma lista de verificação com tudo o que você precisa para prosseguir com a organização, a partir do que é prioritário até as ações de menor prioridade, desde os acessórios até às atividades a serem executadas.

Se você realmente quiser acabar com a bagunça de forma definitiva, não perca tempo organizando coisas aleatoriamente dentro do ambiente. Eu aconselho você a tomar uma ação drástica, ou seja, esvaziar completamente o espaço. Será como pintar em uma tela branca. Este exercício ajudará você a esclarecer o que é realmente importante e facilitará a limpeza. Talvez você nem se lembre de quanto espaço tem disponível.

Quando o espaço estiver completamente livre, vá em frente e comece a eliminar o supérfluo dentre todas as coisas que levou para fora. É um momento delicado, você precisa agir de forma decisiva e conservar apenas coisas essenciais ou realmente úteis para o seu dia-a-dia.

Como dizia o arquiteto Mies Van Der Rohe: “menos é mais”. Tente dar sentido ou estabelecer uma função para cada objeto, cada um deles deve ser realmente útil ou essencial, do contrário não vale a pena leva-lo de volta para onde estava.

Uma vez que for feita a seleção detalhada, é necessário categorizar, ou seja, colocar os objetos da mesma categoria no mesmo local para facilitar a reorganização.

Agora que você eliminou tudo o que não precisava mais, encontre um lugar para cada coisa e traga-as de volta para ambiente, porque chegou a hora de organizar tudo no seu devido lugar. Utilize móveis, acessórios e cores para organizar de maneira sistemática de acordo com a frequência de uso, assim irá facilitar a localizaçao no momento em que precisar encontrar. Simplifique sua vida.

Sem excesso, evite a tentação de acumular objetos e móveis que tornariam a arrumação mais difícil.

Peça ajuda se o desafio parecer estar muito além de suas forças. No entanto, concentre-se apenas no resultado que deseja alcançar. Garanto-lhe que, se seguir esses conselhos, verá que assim que terminar esse processo de organização, o ambiente será muito mais agradável e equilibrado.

Ok, se chegou até aqui pode ter certeza que fez um ótimo trabalho. Agora é só manter a ordem que acabou de conquistar.

Crie novos hábitos, utilize sistemas de organização periódicos, elimine o supérfluo de vez em quando, estabeleça limites e prazos para dar uma geral sempre que necessário.

E para nunca perder o controle da situação, lembre-se da regra de ouro do professional organizing: “para cada objeto que entra em um ambiente, é preciso eliminar outro”. Sem dúvida, sua casa será mais saudável e agradável, pois terá a quantidade certa de objetos e, dessa forma, gerenciar e manter a ordem se tornará muito mais fácil.

Pronta para a manutenção?

Bom trabalho e até o proximo post.

Ana Dias