Escolha uma Página

Estamos vivendo um momento delicado da nossa história e graças ao periodo turbulento gerado pela pandemia, muitas pessoas foram obrigadas a estarem em casa. Ha quem teve a possibilidade de manter o proprio trabalho por meio do smart working e quem, infelizmente, não teve a mesma sorte e perdeu o proprio trabalho. No entanto, como em qualquer momento crítico, não é de pânico que precisamos, mas de clareza, lucidez e equilíbrio.

Períodos traumáticos e dificultosos vão sempre existir. Eles fazem parte da existência humana e geralmente nos coloca em uma situação delicada, mas se ao invés de nos concentrarmos no problema nos colocarmos em uma posição criativa e proativa de reflexão, podemos encontrar varias soluções.

Então, como podemos reagir à crise?

É hora de refletir e, mesmo que um pouco forçados pelas circunstâncias, aproveitar a ocasião para desacelerar, economizar energia e, no momento certo, encontrar a propria estrada e retomar a corrida mais confiantes e mais fortes do que nunca.

E se voce é uma daquelas pessoas que esta em casa, por que não usufruir do tempo a mais a disposição para tentar  melhorar o aspecto, conforto e o bem-estar do seu ambiente domestico, sobretudo se a sua casa agora é, também, o seu ambiente de trabalho?

Então, como podemos reagir à crise?

Do ponto de vista econômico, o ideal seria ter um fundo de emergência para poder superar momentos difíceis como esse,  sem grandes atropelos do ponto de vista financeiro, até que a situação venha a melhorar. Caso contrário, esta é uma oportunidade para aprender mais sobre educação financeira, tentar encontrar novas fontes de renda e se preparar para o futuro.

Do ponto de vista profissional e pessoal, pode ser um momento para:

1) Fazer uma pausa, silenciar a mente e refletir sobre como estamos conduzindo nossas vidas e como desejamos conduzi-las de agora em diante

2) Aproveitar o aconchego das nossas casas e a companhia dos nossos familiares

3) Repensar nossa carreira

4) Estudar e aprender algo novo que vai nos qualificar para algo melhor no futuro

5) Refletir sobre o que precisamos eliminar seja nas nossas casas, seja nas nossas vidas

6) Tentar ajudar os outros mesmo que seja a distância, com uma palavra confortante e amiga

7) Aproveitar para renovar a decoração, mudar os móveis de lugar , pintar as parede ou simplesmente fazer algum trabalho de manutenção ou algum trabalho manual edificante

8) Prestar atenção aos detalhes que a frenesia da vida cotidiana nos impede de ver

9) Investir na nossa saúde mental lendo um bom livro, escutando uma boa música ou assistindo um bom filme, na nossa saude física fazendo esercizios fisicos e na nossa saude espiritual buscando mais a Deus.

10) continuar alimentando o nosso espírito de coisas boas e edificantes que possam fortalecer a nossa fé, ajudar-nos a não perder a esperança e continuar escrevendo a história da nossa vida da melhor forma possível.

Momentos de crise são ideais para aprender coisas novas, para nos dedicarmos a uma atividade prazerosa como artesanato e trabalhos manuais, por exemplo, e para realizar algo que sempre quisemos mas nunca tínhamos tido oportunidade por falta de tempo.

De qualquer forma, não se deixe abater, use a sua criatividade para desenvolver novos conhecimentos e habilidades para cuidar da sua casa nos mínimos detalhes, fazer aquela limpeza profunda, dar uma repaginada no visual, mudar a decoração e deixa-la ainda mais com a sua cara  e do jeito que voce gosta.

Um ambiente limpo, organizado e bem decorado favorece o bem estar psicofisico de todos os que nele vivem, por isso investir em melhorias na decoração da sua casa pode significar um melhoria na qualidade não so da sua vida, mas no bem-estar de toda a sua família. E’ uma questão de saúde.

Por isso não perca tempo com a preocupação. Em momentos como esse, é imprescindível liberar a  mente de preocupações excessivas e, de vez em quando, desintoxicar do ruído externo, da politicagem nociva, das notícias falsas, sensacionalistas e apocalípticas para se concentrar em coisas mais leves e que tragam esperança.

Não abra mão de características como persistência, perseverança e resiliência, pois elas certamente ajudam muito mais do que qualquer outra coisa. Reflita sobre a situação e, claro, busque resolver os problemas, mas enquanto a solução não vem faça algo, mesmo que simples, para manter ocupada a sua mente e, porque não, para melhorara o ambiente.

Não se deixe vencer pelo medo e a ansiedade. O amor perfeito afugenta todo medo.

Lembre-se que tudo na vida passa e que esse momento, com certeza, também vai passar.

Um abraço, se cuida e até o próximo post.

Ana Dias